quinta-feira, 7 de março de 2013

Aulassssss

Hello, povo!

Começaram as aulas. YAYY!!!

Não estou sendo irônica. Estou adorando tudinho (e estou deixando aqui a minha declarção, porque se for o caso de chegar o fim do semestre e eu estiver cansada e querendo ver o fim das aulas, então terei a opção de voltar aqui e reler esse post pra lembrar como é boa a sensação que estou sentindo).

Então, aqui já é final da quinta-feira, dia 07/03, e já tive pelo menos uma aula de todas as 4 matérias. Simplesmente apaixonante, hipnotizante, completamente diferente e extremamente boas todas as aulas (tudo bem, vou admitir que as aulas em inglês são cansativas, mas não deixam de ser extraordinárias). Vocês podem ver que estou deslumbrada com tudo, mas já já vou mostrar fotinhos e contar o porque de tanta paixão.

Me matriculei em matérias relacionadas à biologia celular, à saúde e à genética, e as minhas aulas ocorrem da seguinte maneira: tenho diversas Lectures - que são palestras de 1 hora por vez, tenho Tutorials - que são uma mistura de revisão da matéria com apresentação de casos de estudo (além de poder tirar as dúvidas) uma vez por semana, tenho Workshop - trabalhos em grupo com ajuda de um professor e Practice - aulas práticas.

As Lectures (com exceção de uma matéria que tem 15 alunos) ocorrem em grandes teatros, para poder acomodar o grande numero de alunos. Em uma matéria tenho 200 colegas, outra tenho 650 e outra ainda 1600. As lectures são geralmente repetidas 2 ou 3 vezes cada uma, e cada aluno vai naquela que fica melhor na sua grade de horários. E como fazer chamada nessas turmas? Não se faz! Os professores pressupõe a presença, e geralmente estão corretos. De acordo com alguns professores (o da turma de 650 alunos) no final da semana que vem terão apenas uns 400 alunos...

Galera relax no primeiro dia de aula. Nas semanas de provas tiro outra foto do lugar e vamos comparar, que tal?!

Aulinha básica (essa não era a minha, era a  aula anterior, mas a minha foi semelhante)

Outro fato interessante é que cada matéria é ministrada por uma série de professores. Claro que tem o coordinator, mas outros professores, de outras áreas de conhecimento ministram algumas palestras com um diferente ponto de vista. Na matéria de saúde global, por exemplo, tem um especialista na área (que inclusive descobri que fala português, pois trabalhou muitos anos em Moçambique na área de saúde coletiva), e outros professores (das áreas de política, de biologia, de economia, biomédica, cultura, história, meio ambiente, etc.) irão participar falando de como sua área de conhecimento interfere ou ajuda nos problemas de saúde global. Interessantíssimo!

As aulas práticas são ministradas em diversos dias (é aquela matéria que a turma tem1600 alunos) em dois laboratórios que tem capacidade para 108 pessoas cada um. Cada estudante tem seu lugar marcado, bem como 'seu' microscópio e macroscópio... As aulas abordam 6 casos de estudo diferentes, e cada grupo de 25 alunos tem um tutor para auxiliar. Ao final de cada duas semana, após a realização das aulas práticas, realiza-se então um teste que sintetiza os conhecimentos das aulas práticas, dos tutoriais e das palestras dadas durante aquele curto período. Vou ficar devendo uma foto do Laboratório, mas certamente outra hora eu posto aqui.

Outra coisa: conheci um 'prêmio nobel' (Hehehe). O Sr. Peter Doherty ganhou o Prêmio Nobel em Medicina em 1996, em parceria com outro colega, pois juntos descobriram como as células T do sistema imunológico  reconhecem antígenos-alvo juntamente com as proteínas MHC. Ele foi a uma das palestras para dar aquele incentivo básico do início do semestre, e dar umas dicas para os estudantes das ciências. 
Foto em péssima qualidade. Ele não parava de se mexer...

Na sequência tem algumas fotos que tirei durante a semana:

Like Hogwarts.

Flinders Station
Trams

City Circle - Tram gratuito que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

University Clubs

Opa, atrapalhei!

Windy Melbourne

St. Kilda beach (nada de guarda-sol...)

State Library

Crèpe! s2


Science students BBQ

E por último, mas não menos importante: 

Pra mostrar que nem tudo é turismo...

Um beijo mãe, pai, mana e amor!
E pra meus queridos fellows, um abraço bagual e um obrigado por acompanharem essas postagens espaçadas... Vou tentar ser menos demorada (mas não garanto).

See you later, alligator(s).
Bye.



sábado, 2 de março de 2013

Walk with science.

Buenas, povo!

Sei que as minhas postagens estão um pouco espaçadas, e posso dizer que não é por falta de vontade ou desleixo, mas é que eu espero ter coisas legais pra poder contar, fotos diferentes e coisa e tal e as vezes demora pra isso acontecer (Ou pra juntar várias coisas legais pra contar - Hehehe). No último post falei que tinham dado alguns problemas com a matrícula, e nessa semana eu resolvi. Já estou devidamente matriculada em matérias super legais na área de conhecimento que tenho mais interesse: biologia celular e genética.

Durante a semana fui à universidade para, além de resolver aqueles problemas referentes a matrícula, fazer um tour pelos principais institutos de ciências relacionados à UniMelb. Galera, foi demais! O grupo era só dos estudantes de ciências, e no tour tinham estudantes de diversos países (não tinha taaaaanta gente quanto fiz soar, tinham umas 20 pessoas só). 

Uma das placas de entrada da UniMelb


Fomos à um instituto de pesquisas médicas "Walter+Eliza Hall" onde vimos diferentes laboratórios das mais diferentes áreas de pesquisa. Os focos principais são pesquisas relacionadas à cura do câncer, da malária e na imunologia em geral. Resumindo: tudo o que tem a ver com o sangue humano. 
Nesses armários eles colocam todos os instrumentos que já passaram na estufa para o uso dos pesquisadores, e tem muuitos armários por laboratório.

Túnel do tempo

Prêmio Nobel de um dos diretores do Institutos: Sir Frank Macfarlane Burnet

Hall dos elevadores. Cada andar de laboratórios dizia no vidro as áreas biológicas estudadas ali.

Depois desse instituto fomos no Instituto "Bio21 - Instituto de Biologia Molecular e Biotecnologia", um local de pesquisas voltado ao meio ambiente, principalmente, mas visando a melhoria da saúde humana. Muito legal!

"Melhorando a saúde através da inovação biotecnológica e do engajamento da industria dinâmica"



Pesquisas desenvolvidas que tem repercussão mundial.

Então, fomos a um museu de anatomia da universidade, utilizado principalmente para fins educativos, e aberto ao público apenas 2 vezes por ano. Tem uma coleção muito grande de corpos, e apenas uma pequena parte está liberada para estudo. Infelizmente por questões éticas, bem como para manter as condições dos espécimes, não se pode tirar fotos do interior do museu, mas aqui está o site para mais informações: mdhs.unimelb.edu.au/harrybrookesallenmuseum



Além disso, nessa semana fiz meu Student Card. Cheguei no pré 13:40 com meu student card na mão! Simples, rápido e fácil. Foi assim: mostrei meu passaporte, tirei uma foto, repeti a foto porque a primeira saiu terrível, esperamos a impressora, assinei e dei bye-bye



Tenho algumas fotos legais de Melbourne, mas vou postar ao longo desta semana, minha gente. E assim que tiver mais coisas legais pra compartilhar volto aqui.

See you later, alligator.